Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3
fb
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Taxas de Transmissão do Coronavírus: Todo Paciente Infecta DUAS a TRÊS Outras Pessoas
Uma análise científica do surto de coronavírus revelou que todas as pessoas em Wuhan que contraem a doença a espalham para pelo menos duas ou três outras pessoas.
Apesar dos esforços para conter o coronavírus com quarentena e aumentar a conscientização do público, a doença agora está se espalhando exponencialmente, especialmente na China, onde atualmente existem entre 4.500 e 46.000 pessoas (o número oficial do governo é substancialmente menor do que modelos independentes e números no terreno).
Até maio deste ano, a China espera ver 150.000 novos casos de coronavírus por dia, e isso se deve em grande parte ao seu contágio exponencial crescente de uma pessoa para mais de três ou até mesmo mais pessoas.
Pesquisadores da Universidade de Hong Kong estimam que o número atual de casos de infecção está dobrando a cada semana - e esse número pode aumentar ainda mais com o tempo.
Além dos números de transmissão de humano para humano, há também a taxa zoonótica de infecção, ou seja, o número de pessoas infectadas por contato com animais.
O Huanan Seafood Market, onde a mídia afirma que o coronavírus se origina vende carne de animais roedores, como ratos e morcegos, que abrigam doenças contagiosas.
Os cientistas dizem que o número básico de reprodução do coronavírus está entre 2,6 e 4,0
Na epidemiologia, existe algo chamado número básico de reprodução, ou taxa reprodutiva básica, que indica o número de novos casos de infecção gerados ao longo de um período de infecção. E para o coronavírus, esse número é perturbadoramente alto.
Um estudo da Grã-Bretanha, liderado pelo especialista em doenças infecciosas Neil Ferguson, estima que o Ro para o coronavírus é 2,6, enquanto outra análise realizada por pesquisadores do Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou na China coloca o Ro para coronavírus em 2,9.
Pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, no entanto, colocam o Ro para o coronavírus muito mais alto entre 3,6 e 4,0.
Se essa é uma estimativa precisa, todas as pessoas infectadas com coronavírus o espalham, em média, entre três e quatro outras pessoas. E essas três ou quatro outras pessoas irão espalhá-lo para três ou quatro outras pessoas, enviando coronavírus em uma trajetória exponencial.
"Se a transmissão continua na mesma taxa agora depende criticamente da eficácia do intenso esforço de controle atualmente em andamento em Wuhan e em toda a China", relatou Ferguson e sua equipe do Imperial College London .
É importante ter em mente que o Ro do coronavírus provavelmente será diferente de um lugar para outro. Na China, pelo menos até agora, o Ro parece ser mais alto que o Ro em outros países onde a infecção por coronavírus foi detectada.
Mas um Ro acima de 1 - o que parece ser o caso em todos os lugares - significa que as infecções por coronavírus só continuarão a aumentar, em algumas áreas mais rapidamente do que em outras.
Enquanto isso, os pesquisadores de Guangzhou esperam que o número de infecções por coronavírus seja muito maior do que o número de infecções por SARS no infame surto de 2003.
A diferença, dizem eles, é que os sintomas da SARS eram muito mais óbvios desde o início, enquanto as infecções por coronavírus podem levar muitos dias para surgir. E antes mesmo de aparecer no sistema de alguém, o coronavírus é altamente contagioso, o que o torna muito diferente.
"Nossas descobertas indicam que são necessárias medidas mais rigorosas de controle e prevenção na detecção precoce, diagnóstico e tratamento de casos infectados com 2019-nCoV (coronavírus) para conter sua disseminação", alertam eles.
Uma de suas recomendações envolve a redução do período entre o momento em que um paciente apresenta sintomas de coronavírus e o momento em que ele é isolado. Eles também recomendam minimizar ainda mais as reuniões públicas e menos viagens para dentro e fora das áreas infectadas.
Leia mais:
Casos de Coronavírus Estão Sendo Massivamente Subnotificados, Revela Enfermeira
Fontes:
- South China Morning Post: China coronavirus: patients are infecting two or three other people, research estimates
- The Epoch Times: Chinese Authorities Manipulate Tally of Confirmed Coronavirus Cases by Controlling the Supply of Diagnosis Kits
- South China Morning Post: Coronavirus overtakes Sars
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário